• Cá Souza

O QUE FAZER EM CANCÚN: O paraíso do Caribe

Atualizado: 17 de abr. de 2021

Cancun é famosa por suas águas cristalinas, calmas e de um azul lindo. Minha viagem pra lá foi muito alto astral, viajei com minha irmã e uma amiga.


A zona hoteleira foi construída para os turistas, é um local bem preservado e me senti muito segura. O que mais me encantou foram as praias paradisíacas e a riqueza cultural maia.

Praia em Cancun no Caribe
Praia em Cancun

Na hora de planejar sua viagem você precisa responder a algumas perguntas: vale a pena se hospedar em resort all inclusive? Quanto custa viajar para Cancún? Qual moeda levar? Qual a melhor época para viajar à Cancún?

Aqui você vai encontrar as respostas de todas essas dúvidas e um roteiro completo de 5 dias no paraíso caribenho chamado Cancún.

 

Descubra as dicas de Cancún


  • Quantos dias ficar em Cancún

  • Qual a melhor época para ir à Cancún

  • Como chegar em Cancún

  • Como ir do aeroporto para seu hotel em Cancún

  • Qual moeda levar para Cancún

  • Onde se hospedar em Cancún

  • Dica de agência de viagens em Cancún

  • Roteiro de 5 dias em Cancún

  • Quanto custa viajar para Cancun

 

Quantos dias ficar em Cancún


Se puder ficar uma semana inteira é o ideal. Você verá no post que eu não fiz nenhum dos parques temáticos e também senti falta de aproveitar mais o meu resort e olha que fiquei 5 dias em Cancún.

Quando ir para Cancún - melhor época e mês


Os melhores meses pra viajar à Cancún são abril, maio, junho, novembro e dezembro. Eu fui em abril (baixa temporada) e peguei um tempo ótimo, sol o dia todo e noites gostosas, nada de umidade.

Se você gosta de agito, em março ocorre o famoso festival Spring Break, basicamente uma mini férias dos universitários americanos que invadem os resorts e fazem altas festas. Se quer uma viagem mais tranquila, fuja dessa época!


Como chegar em Cancún


Saindo de São Paulo fiz escala em Atlanta (EUA) e só por isso tive que tirar o visto americano. O ideal é procurar voos que fazem escala no Panamá.

Em 2019 a GOL inaugurou um voo direto que sai de Brasília direto pra Cancun, mas que você pode fazer conexões em São Paulo pra chegar até o Distrito Federal.

#diCah: não é necessário visto para entrar no México.


Atenção: em janeiro de 2020 o consulado do Brasil no México reportou que muitos turistas brasileiros têm sido barrados na entrada ao país, talvez por alterações nas regras de imigração.


Por isso, tenha sempre com você: passagens aéreas impressas de ida e volta, reserva do hotel impressa, dinheiro em espécie ou comprovante de limite de cartão de crédito ou qualquer documento que comprove que você é turista.

Como ir do aeroporto de Cancún para o hotel


Ao chegar no aeroporto de Cancun peguei um táxi dos quiosques que ficam dentro do saguão logo no desembarque (são autorizados) e até o o hotel foi um trajeto de 20 minutos, muito perto.

No site do aeroporto tem mais informações sobre as melhores opções de percursos, clique aqui para saber mais,

Que moeda levar para Cancún

Eu levei 1.000 dólares para todos os gastos com passeios, mas acredito que compensa muito mais levar pesos mexicanos, ainda mais agora com o dólar nas alturas.


Onde se hospedar em Cancún


Um dos sites que gosto para comprar pacote de viagens é o Expedia. Fechei as passagens aéreas saindo de São Paulo e 6 diárias no hotel Park Royal Cancun All Inclusive.


Achei que valeu a pena, mas meu único arrependimento foi não ter reservado pelo menos um dia inteiro pra curtir o hotel. Como tinha passeio todos os dias, eles duravam até o fim da tarde, então não deu pra aproveitar as mordomias, como o open food na beira da piscina.

Hotel Park Royal Cancun All Inclusive
Park Royal Cancun

Se você quer visitar Cancun e não pretende ficar muito no hotel, não escolha all inclusive, pois existem opções mais baratas. De qualquer maneira, o hotel é incrível. Muito limpo, funcionários simpáticos, 2 piscinas, quarto confortável, bar de drinks o dia todo, dois restaurantes e atividades programadas com monitores (brincadeiras na piscina).

Open Bar All Inclusive Park Royal Cancun
Open Bar Drinks Pina Colada

O hotel fica localizado na principal avenida de Cancun, Boulevard Kukulcán, onde passam ônibus que levam até o centro (shoppings, baladas, restaurantes).


Usei bastante na zona hoteleira o R1 e o R2. Os ônibus em Cancún são bem baratos e circulam 24 horas por dia. O recomendado é pagar em pesos pra não perder na conversão para dólar.


Agência de turismo em Cancun


Peguei o contato da agência Álvaro Tour com um casal de amigos que tinha passado a lua de mel em Cancun. Fechei todos os passeios com ele e não me arrependi. O Álvaro é português e a agência foca no público brasileiro.


Como cheguei num domingo na hora do almoço, liguei na agência e uma van me buscou sem cobrar nada para ir até lá a loja conhecer as opções de passeios.

Eles são muito confiáveis, em todos os passeios buscam e deixam no hotel na hora combinada, além de disponibilizarem um guia que te acompanha em todos os passeios, inclusive o próprio Álvaro foi no meu grupo no passeio de Tulum, sendo que o diferencial é que tudo é em português.


O que fazer em Cancun


Roteiro Dia 1


Playa del Carmen + Playa Chac Moll + Playa Delphine + Centro


No primeiro dia fui explorar a ilha por conta própria. Embarquei no ônibus R1 que passava na frente do hotel e desci na cooperativa de vans que levam até a Playa del Carmen.

Playa Del Carmen em Cancun mar do Caribe
Playa del Carmen
Playa Del Carmen em Cancun
Playa Del Carmen

Na Playa del Carmen tem um centrinho com lojas e a praia tem restaurantes com espreguiçadeiras na areia. A praia em si não achei tão bonita, tinham muitas ondas. Os quiosques estavam bem lotados, quase não consegui lugar para sentar.

Centro turístico de compras na Playa Del Carmen
Centro em Playa Del Carmen
Quiosques Playa Del Carmen

Voltei pra Cancun e parei na Playa Chac Moll, mais movimentada e ideal para surfistas. De lá, segui até o centro onde ficam as baladas. Tem uma feirinha bem grande de artesanato e souvernirs.


No fim da tarde fui de ônibus novamente para a Playa Delfines, onde tem um mirante com uma vista bem bonita. Lá também fica o totem Cancun, parada obrigatória de todo turista.

Pôr-do-Sol Playa Delfines em Cancun
Mirante Playa Delfines
Totem Cancun na Playa Delfines

Roteiro Dia 2


Tulum + Cenote dos Ojos + Praia Akumal


O passeio começa pela zona arqueológica de Tulum, cidade amuralhada localizada num penhasco a beira mar e a 125 km de distância do sul de Cancun (1h45min de viagem).

Praia nas Ruínas Maias de Tulum México
Praia em Tulum
Tulum Ruínas Maias em Cancun México

No passado a cidade era chamada de Zama, que significa amanhecer, porque era próxima ao local em que os primeiros raios de Sol batiam. Depois recebeu o nome de Tulum, que significa barreira ou parede, por causa dos muros ao seu redor.

O que fazer em Cancun visite Tulum

Chegando ao sítio arqueológico, foi oferecido pegar o trenzinho que faz o trajeto até a entrada das ruínas (1 km) e custou 20 pesos mexicanos (ida e volta). Também dava para ir a pé, mas o calor estava demais.

Tulum ruínas maias México

No passeio, o guia foi explicando sobre as ruínas e deixava um tempo para fotos. Atenção para não se perder do grupo, pois tem muita gente visitando. Aqui o ideal é aceitar a sombrinha que a agência oferece porque é muito calor. Os itens essenciais para o turista levar para o passeio de Tulum são: roupa bem leve, água, protetor solar, óculos de sol, um chapéu ou boné e tênis.

Ruína Maia em Tulum México
Tulum
Praia de Tulum México

A segunda parada foi nos Cenotes dos Ojos. Cenotes são cavernas com águas cristalinas e a Península de Yucatan tem nada menos do que 7.000 deles. Nesse passeio, a agência ofereceu gratuitamente pé de pato, colete salva-vidas e snorkel.

Cenote dos Ojos Cancun México
Cenote dos Ojos

O Álvaro foi com a gente por todo o cenote, passando pelas cavernas de estalactites e estalagmites. Achei incrível! É muito fundo e a água muito gelada, prepare-se para uma aventura. Se tiver uma câmera subaquática use e abuse dela!


Quando você coloca a cabeça na água e vê a paisagem do fundo do cenote é uma sensação de paz imensa.

Cenote dos Ojos em Cancun México

A última parada do passeio foi na praia de Akumal. Lá também usei o colete, snorkel e pé de pato para nadar até uma faixa do mar em que dava pra observar tartarugas marinhas (consegui ver duas e uma arraia). O guia local também me acompanhou por todo o passeio. O almoço não estava incluso.

Praia Akumal em Cancun
Akumal
Mergulho na praia de Akumal Cancun
Praia Akumal em Cancun México
Arraia mergulho em Akumal Cancun

Roteiro dia 3


Praia Langosta + Jungle Tour passeio de lancha


Nesse dia havia fechado o mergulho no Museu Subaquático de Cancun, então na parte da manhã seria o treinamento na piscina com pausa para almoço e a tarde faríamos o mergulho.

O que eu não sabia é que pessoas que tem asma não podem mergulhar, a menos que tenham um atestado de um médico autorizando, pois são regras internacionais de mergulho (recomendo conferir as demais) e minha amiga infelizmente não pôde fazer.


O legal foi que voltamos na agência do Álvaro Tour e ele foi muito prestativo e se dispôs a devolver o dinheiro, mas decidimos fechar uma outra opção de passeio, o Jungle Tour (ainda recebemos a diferença do valor).


Do centro de mergulho, caminhamos uns 5 minutos até uma praia nativa linda e quase deserta, chamada Langosta, de areia branquinha e água cristalina.

Praia de nativos em Cancun
Playa Langosta
Mar do caribe em Cancun Playa Langosta
Fifty Shades of Blue
Playa Langosta de nativos em Cancun

O passeio Jungle Tour foi no período da tarde. Gostei bastante, foram mais de duas horas de passeio numa lancha.

Passeio de lancha em Cancun
Jungle Tour

O legal é que você pilota a lancha (não precisa comprovar que sabe dirigir) e um guia segue na frente sinalizando o caminho. Ele não era muito simpático, levamos umas broncas porque ficávamos para trás das outras lanchas e ele tinha que voltar pra nos acelerar (e ainda pediu gorjeta).

Passeio de lancha em Cancun México

Ao final, eles vendem uma foto sua na lancha, e como turistas empolgadas que somos, compramos.

Passeio de lancha em Cancun Jungle Tour

Roteiro dia 4

Chichen Itzá + Cenote Ik Kil + Valladolid

Chichen Itzá foi um dos passeios que mais gostei em Cancún. Parar chegar até as ruínas demorou quase 02h30min no transporte, mas valeu cada minuto!

Ruínas Maias Chichen Itzá Cancun
Pirâmide Chichen Itzá

A cultura maia é impressionante. O guia contou e demonstrou a pirâmide que quando você bate palmas na sua frente ecoa o som de um pássaro (história confirmada pelo discovery channel).

Chichen Itzá Cancun

Também fiquei maravilhada com a "quadra" de futebol enorme com arcos bem altos e construída de tal maneira que as pessoas que sentavam nas extremidades conseguiam se comunicar (os maias eram muito bons em propagar o som).

Quadra de Futebol nas ruínas mais de Chichen Itzá
Quadra de Futebol dos Maias

Reconhecer que uma civilização tão antiga era tão inteligente parece difícil até você ver com seus próprios olhos. O guia nos acompanhou o passeio todo explicando sobre cada detalhe das ruínas, foi muito legal.

Ruínas maias em Chichen Itzá
Ruínas Maias em Chichen Itzá Cancun México

A segunda parada foi no Cenote Ik Kil, com almoço incluso. O restaurante fica no mesmo local do cenote. Você pode alugar colete salva-vidas se quiser (eu recomendo). A água estava só um pouco menos gelada que a do Cenote dos Ojos.

Cenote Ik Kil em Cancun México
Cenote Ik Kil
Cenote Ik Kil em Cancun México

A última parada foi na cidade colonial de Valladolid, primeira cidade conquistada pelos espanhóis. Essa parada era dispensável, mas estava inclusa no pacote.


Só passeamos pela pracinha e tomamos uma paleta mexicana (que não é nem de longe igual a que conhecemos aqui no Brasil).

Cidade Valladolid no México
Valladolid
Centro de Valladolid no México

Roteiro dia 5


Isla Mujeres: encontro com golfinho + Playa Blanca

Dizem que a Isla Mujeres é um dos melhores locais para fazer o encontro com o golfinho no local chamado Parque Garrafón.


O passeio inclui transporte de catamarã até a ilha (com um pequeno café da manhã), armário para guardar suas coisas, chuveiro, almoço e o encontro com os golfinhos (tem também a opção mais cara de nadar com eles).

Transporte de Catamarã de Cancun para Isla Mujeres
Catamarã para Isla Mujeres

No desembarque do catamarã você já vê os golfinhos brincando com os treinadores. Nessa opção de encontro com os golfinhos são umas dez pessoas por vez que ficam numa plataforma de madeira na água, cada um esperando sua hora de interagir, conforme o treinador orienta.

Encontro com Golfinhos na Isla Mujeres em Cancun
Golfinhos em Isla Mujeres

Eu encostei minha mão na nadadeira dele, passei a mão e recebi o tradicional beijinho no rosto. A interação dura uns 40 minutos e você não pode levar sua câmera, acaba sendo obrigado a comprar as fotos com a empresa (US$ 50).


IMPORTANTE: Para fazer um passeio que interaja com animais você precisa agir com responsabilidade, pois em muitos lugares eles sofrem maus tratos. Pesquise bem a empresa antes de decidir. Hoje, com a evolução da minha consciência sobre o assunto, eu pensaria muito antes de fazer a interação com os golfinhos, posso até chegar a falar que não faria, mas não vou mentir, foi uma experiência única.


De qualquer maneira, acho válido ressaltar que a empresa que realiza o passeio, a Dolphin Discovery é uma empresa comprometida com o a conservação de espécies ameaçadas de extinção e é sócia da organizacional do IMATA (International Marine Animal Trainers Association). Eles informam que possuem certificações que validam o excelente tratamento com os mamíferos marinhos e instalações adequadas para proporcionar a interação do turista com os golfinhos.


Encontro com golfinhos em Cancun Parque Garrafón

Após o almoço, combinei ida e volta com um taxista que nos levou até a Playa Blanca (uns 20 minutos do Garrafón). Essa praia é muito rasinha, água quente e de um azul cristalino. Não queria ir embora!

Playa Blanca Isla Mujeres Cancun
Playa Blanca um paraíso do Caribe
Mar do caribe de água azul quente e cristalina

Passamos o resto da tarde lá, até o horário de retorno para Cancun (o catamarã saia às 17h do Garrafón). Se quiser explorar mais a ilha pode alugar carrinho de golf.

Isla Mujeres em Cancun
Isla Mujeres Cancun
Empresa de catamarã que faz o trajeto Cancun para Isla Mujeres

Não deixe de conhecer a noite de Cancun! Tem muitas opções legais, confira o que fazer em Cancun à noite clicando aqui.


Viagem à Cancun - quanto custa


Afinal, quanto custa uma viagem para Cancun? A parte mais difícil de uma viagem é planejar quanto você vai gastar. Eu planejei essa viagem com 6 meses de antecedência da data e a cotação do dólar estava por volta de R$ 3,00. Fiquei num quarto para três pessoas.

Quanto custa pacote viagem para cancun

Consultei o mesmo pacote pela Expedia para meados de abril/20 e está custando R$ 4.004,00 (mesmo hotel e quantidade de diárias - pesquisa feita em 24/01/20).

#diCah: leve pesos mexicanos, pois você acaba conseguindo melhores preços em comida, comércio local e transporte.

 

Gostou dessas dicas de viagem? Confira outros destinos no blog para te inspirar a viajar mais! Não deixe de me acompanhar no @contadoradeviagens para ver as diCahs em tempo real.


#contadoradeviagens #cancun #summer #verão #oquefazeremCancun #dicasdeviagem #roteirosdeviagem #quantocustaviajar #5diasnocaribe #queroviajarmais #travel #melhoresdestinos #caribe #visitcancun

 

Vai viajar? Reserve sua viagem aqui! Usando os links disponíveis no blog você contribui para que o Contadora de Viagens continue produzindo artigos de qualidade e não paga nada a mais por isso! Planeje agora sua próxima viagem clicando nos links:

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo