• Cá Souza

VENEZA: Roteiro de 2 dias pela cidade dos canais

Atualizado: 17 de abr. de 2021

Veneza é Patrimônio da Humanidade pela Unesco e mundialmente famosa pelos seus canais e inúmeras pontes. O canal mais importante de Veneza é o Grand Canal, que corta a maior parte da cidade e é o principal para a navegação dos barcos e gôndolas.


Existem quatro pontes principais que atravessam o Grand Canal: Ponte da Constituição, Ponte da Academia, Ponte dos Descalços e a famosa Ponte Rialto, cartão postal da cidade.

pacote para veneza e roma
 

Dicas de turismo em Veneza:


  • Como chegar em Veneza saindo de Roma

  • Mapa de Veneza: entenda os bairros

  • Onde ficar em Veneza

  • Como andar em Veneza

  • O que fazer em Veneza - dicas 2 dias

  • Quanto custa viajar para Veneza

 

Como chegar em Veneza saindo de Roma


Como eu queria fazer pelo menos uma viagem de trem no mochilão, essa foi a oportunidade. Sai da estação de trem Roma Termini para Veneza com uma passagem que custou R$ 70,50 (comprei online pela Tremitalia), chegando na estação de trem Santa Lucia em Veneza.

A viagem durou por volta de 06h30min, por isso preferi ir de madrugada, com a ideia de dormir no e economizar uma diária. Não vou dizer que foi confortável, porque escolhi um assento simples, a cadeira mal reclinava e como o trem faz paradas durante o caminho a luz ficou acesa o tempo todo.


Arrependimento grande foi não ter gastado um pouco a mais e escolhido uma cabine com cama. Fica a diCah!


Mapa de Veneza: entenda os bairros


Para ajudar a se localizar na cidade, separei algum dos bairros mais famosos para se hospedar e passear.

o que fazer em veneza
Grand Canal

San Marco


San Marco abriga a grande Piazza Di San Marco e fornece uma linda vista da Ilha de San Giorgio. Onde se localiza também o Palazzo Ducale e a Ponte dos Suspiros.


Cannaregio


Bairro de chegada à Veneza por ônibus (Piazza Roma) ou por tem (estação Santa Lucia). É um ponto estratégico para quem quer visitar Murano ou Burano. Bairro bem antigo, é onde se localiza o gueto judaico e muitas igrejas, como a Madona dell'Orto.


Dorsoduro


Onde se localiza a Galeria dell'Accademia delle belle Arte, a Basílica de Santa Maria della Salute e Ponte da Alfândega.


San Polo e Santa Croce


Passagem para quem vai até a Piazza São Marcos, passando pela Ponte Rialto.


Onde se hospedar em Veneza


Veneza é uma cidade cara! O hotel menos caro que encontrei foi no Hotel Leonardo, quarto privado para dois com banheiro, mas sem café da manhã incluso na diária.


No check in você precisa pagar um imposto de 2 euros por pessoa por dia. O hotel fica a uns 10 minutos a pé da estação central de trem, então foi bem tranquilo chegar.


O hotel possui dois prédios, um só com os quartos e o outro com a recepção e o local do café. O acesso ao hotel em Veneza é com uma senha para liberar a porta automática, achei bem seguro! Eu usei o google maps para andar pelas ruas de Veneza, porque apesar de ser uma delícia se perder pelas inúmeras vielas da cidade como de fato li em muitos blogs, eu não curto muito a ideia real de me perder, então preferi usar o bom e velho GPS. No hotel eles nos deram um mapa da cidade também, que em algumas ocasiões consegui usar e em outras não.

hoteis em veneza

Chegamos muito cedo e não tinha conseguido early-check in, então tomamos café da manhã no próprio hotel, 10 euros por pessoa (muito caro), mas era muito bem servido e como só ficamos por dois dias optamos pelo conforto de acordar e já ter um lugar para tomar o café.

plano de viagem veneza

Só tenho elogios ao hotel, o quarto era muito confortável, cama de casal grande e banheiro grande. Para ir até a praça principal de Veneza, a Piazza Di San Marco, era, uns 25 minutos de caminhada.


Como andar em Veneza


Já havia pesquisado que o meio mais comum de transporte na ilha é pelo vaporetto, uma lancha pública.

Nas paradas você vai encontrar os horários de saída e máquinas que vendem os tickets, que podem ser de um trecho só, ou também com validade de horas, por exemplo com duração de 24 horas na cidade.


Tirando a ida para Burano, fizemos tudo a pé, porque além de conhecer mais a cidade, também é um meio de economizar. Foi bem tranquilo andar pela cidade (com uma ajuda das placas, um mapinha e o google maps).

veneza o que fazer

Para sair de Veneza usamos um ônibus para ir até o aeroporto de Mestre. Compramos o bilhete numa agência chamada ATVO, que fica na Piazza Roma. Essa praça fica logo após atravessar a Ponte da Constituição (perto da estação Santa Lúcia). Nessa região tem trams (aqueles bondes que andam nas ruas), carros e ônibus por toda a parte!


Não fazia ideia que Veneza tinha uma parte mais moderna e que não tivesse cercada de água, mas que inclusive é bem longe das principais atrações.


O que fazer em Veneza


Roteiro dia 1


Como tínhamos pouco tempo na cidade, tivemos que selecionar bem os lugares pra visitar, pois além de caros, as vezes você enfrenta uma fila para entrar. Fomos seguindo as placas espalhadas na cidade para a Piazza Di San Marco, a praça considerada o grande salão de visitas de Veneza.

veneza dicas de viagem
Piazza San Marco

Construída no século IX, ela é o principal ponto de referência da cidade e também a atração mais visitada. Ao seu redor ficam importantes pontos turísticos:


- Basilica Di San Marco: a entrada é grátis, porém se quiser visitar outras atrações dentro da igreja, como o museu ou o tesouro da Basílica é preciso pagar. O horário de funcionamento é das 09h45min às 17h e de domingo das 14h00 às 16h00.

dicas veneza 2 dias

Atenção para as roupas, pois não é permitido entrar com pernas e ombros a mostra. Quis deixar a visita para o segundo dia, porém chegamos um pouco depois do horário que fechava.


- Torre dell'Orologio: é uma construção renascentista que marca as horas, o dia, as fases da lua e o zodíaco. Duas estátuas de bronze batem as horas do sino, e representam a passagem do tempo. Também optamos por não subir. O ingresso online custa 12 euros e 7 euros para pessoas de 6 a 14 anos, estudantes de 15 a 25 anos, idosos acima de 65 anos e os próprios moradores de Veneza.


- Campanário: considerado o prédio mais alto de Veneza (98,5 metros), possui uma estrutura de coluna de tijolos que assenta o campanário com arcos, onde ficam cinco sinos. No topo, há um cubo cujas faces estão representadas por leões, símbolo do Evangelista São Marcos) e a 'La Giustizia', símbolo feminino de Veneza.

veneza dicas blog

Na torre existe um catavento com o Arcanjo Gabriel. Quando o arcanjo está virado em direção à Basílica, os venezianos acreditam que significa que a Acqua Alta vai chegar, fenômeno que ocorre na cidade quando as águas dos canais invadem as ruas de Veneza. Mais um que optamos por não fazer, o ingresso custa 8 euros.


- Pallazzo Ducale: como chegamos muito cedo na cidade e havíamos dormido pouco no trem, preferimos visitar o Palácio, almoçar e depois voltar ao hotel para descansar. O palácio é incrível, repleto de salas com ouro e símbolo da arquitetura gótica. Foi a casa do doge, dirigente máximo da República de Veneza.


veneza dicas de turismo
Pallazo Ducale

Além das salas incríveis do palácio, você também visita as prisões no seu subsolo. Ao caminhar para as prisões, é possível ver a Ponte dos Suspiros, que diz a lenda que os prisioneiros suspiravam quando passagem por ela, pois era a última chance de ver a luz do Sol.

veneza dicas de viagem
Ponte dos Suspiros

O ingresso é bem salgadinho, 20 euros, então eu recomendo se realmente você gostar de história e tiver uns euros sobrando.

dicas veneza italia

Almoçamos num restaurante próximo a Ponte dos Suspiros.

veneza roteiro 2 dias

Depois voltamos ao centro para caminhar na Ponte Rialto e jantar a beira do Grand Canal. A ponte além de charmosa, é a mais antiga da cidade.

roteiro veneza e arredores
Ponte Rialto
quantos dias em veneza

Durante a caminhada por Veneza você sempre vai achar muitas pontes e lugares perfeitos para aquela foto clássica, então aproveite e tire todas! 

onde ficar em veneza
o que fazer em veneza

Roteiro dia 2


Como já mencionei, Veneza é uma cidade cara, então fiquei bem na dúvida em fazer o famoso passeio de gôndola.

roteiro 2 dias em veneza
Passeio de Gôndola

Tinham me falado para pechinchar, não aceitar logo de cara o primeiro preço e demos muita sorte: um italiano bem bacana fez o preço do passeio de gôndola pelos canais de Veneza por 60 euros porque era o primeiro passeio do dia, e ainda ganhamos o bônus de que ele sabia falar português! O preço foi ótimo, pois na breve pesquisa que fizemos vi até por 120 euros. O passeio na gôndola dura uns 40 minutos e vale muito a pena! Além de ser bem romântico, ficamos sabendo mais da história da cidade e o guia até cantarolou um pedaço do caminho.

ticket gôndola veneza

Depois seguimos para Burano, uma ilha linda com casinhas coloridas e enfeitadas com cortinas que combinam com as paredes! Também é famosa pela fabricação de máscaras e rendas. Uma graça e cenário pra muitas fotos! Passeamos por lá e almoçamos também.

veneza roteiro 2 dias
Burano

#diCah: fique atento quanto às entradas oferecidas nos restaurantes na Itália, pois muitas delas são cobradas. Elas ficam disponíveis na mesa, mas ninguém fala nada se estão inclusas ou não, então na dúvida sempre pergunte! E também existe o costuma de ser cobrada uma taxa para sentar nas mesas chamada coperto, que pode variar de 1 até 6 euros.

ilhas veneza burano

Para chegar à Burano, pegamos o vaporetto (mais detalhes no tópico seguinte) na plataforma A da estação Fondamente Nova (tem muitas placas que indicam nessa direção).


O barco faz algumas paradas, sendo a primeira em Murano, uma ilha famosa pela fabricação de vidros, que você pode até visitar as fábricas. Compramos o bilhete de ida e volta que custou 15 euros por pessoa.

como andar por veneza

Quanto custa uma viagem para Veneza


A parte mais difícil é fazer a viagem caber no seu orçamento! Aqui ressaltei que Veneza é uma cidade cara, então vale a pena escolher bem os passeios que deseja fazer e aproveitar pra caminhar muito pela cidade!


Confira todos os gastos na minha fiel escudeira Cahlculadora de viagens (valores de maio/17 por pessoa):

quanto custa viajar veneza
Cahlculadora de Viagens

* Comprado em reais pelo site http://www.tremitalia.com.br/

** Vaporetto + Ônibus para aeroporto

*** Gôndola = 30 euros | Palazzo Ducale: 20 euros

 

Gostou das dicas de viagem para Veneza? Confira também outros roteiros de destinos da Europa aqui no blog. Se quiser mais dicas de viagem me siga no instagram @contadoradeviagens. Tem vários destaques nos stories com #diCáhs das viagens que faço.


#contadoradeviagens #dicasdeviagem #viagem #turismo #visiteveneza #venice #italy #mochilãopelaeuropa #eurotrip #comoplanejarumaviagem #quantocustaviajar #roteirosdeviagem #planejesuaviagem #canaisveneza #passeiodegondolaemveneza

 

Vai viajar? Reserve sua viagem aqui! Usando os links disponíveis no blog você contribui para que o Contadora de Viagens continue produzindo artigos de qualidade e não paga nada a mais por isso! Planeje agora sua próxima viagem clicando nos links:

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo