• Cá Souza

O que fazer em Algodoal no Pará


Eu nunca tinha ouvido falar na Ilha de Algodoal ou o que fazer por lá até ver as fotos das praias que um amigo postou no Instagram. Fiquei encantada com a beleza rústica das paisagens que ele postava e decidi que precisava conhecer esse destino no Pará!


Foi minha primeira vez no norte do Brasil - quem me acompanha lá no Instagram @contadoradeviagens sabe que na maioria das vezes viajo para o nordeste, minha paixão, mas estava super animada para conhecer um destino desconhecido no Brasil.


Fotos de Algodoal no Pará
Ilha de Algodoal - Pará


A ideia original do roteiro da viagem era combinar a Ilha de Algodoal com a Ilha de Marajó no Pará - para os dois destinos você pode comprar passagem aérea para Belém - porém, na semana da viagem veio um decreto do governo fechar Marajó por causa da pandemia. Com esse impeditivo, resolvi ir direto para Algodoal e passar todos os dias da viagem por lá.


A viagem foi boa e, na minha opinião, Algodoal é um dos destinos incríveis e pouco conhecidos no Brasil, mas como vou falar mais no post, não escolhi a melhor época de ir ao Pará. No começo do ano é a época de chuvas e peguei apenas dois dias de tempo bom (viajei com meu marido em fevereiro de 2021).


Por isso é sempre muito importante verificar se a data da viagem coincide com essa época, porque a chuva realmente me impediu de aproveitar mais a viagem.


Nesse post reuni todas as dicas de como planejar a viagem para Algodoal, incluindo como chegar, praias, o que fazer, pousadas para se hospedar e muito mais. Boa leitura!

 

Nesse post você vai encontrar:


  • Sobre a Ilha de Algodoal

  • Como chegar em Algodoal (saindo de Belém)

  • Melhor época para ir à Ilha de Algodoal

  • Pousadas em Algodoal

  • Sugestão de roteiro de 4 dias em Algodoal

  • Noite em Algodoal

  • Quanto custa viagem para Ilha de Algodoal

 

Ilha de Algodoal


Algodoal é um paraíso ainda pouco conhecido localizado a 180 km de Belém. É uma ilha e uma APA - Área de Proteção Ambiental. Na ilha não é permitido utilizar veículos motorizados, porém o dono da pousada que me hospedei disse que do lado leste da ilha isso não é respeitado, é comum o uso de moto.


Achei Algodoal uma Caraíva bem menos estruturada para turistas, o que não é ruim. As ruas são de areia, tranquilas, as praias desertas, o mar calmo e paradisíaco. Além das praias, a ilha abriga mangues, trilhas e lagoas.


Também é famosa pelo Carimbó, dança de roda típica do Pará. Alguns contam que o nome Algodoal foi dado pelos primeiros pescadores que chegaram por lá, em 1920, por causa de uma planta nativa na região, o algodão de seda.


Um dos guias que conversei bastante por lá disse que o nome oficial da ilha é Maiandeua, que em tupi significa "Mãe da Terra".


Como chegar à Algodoal


Para chegar à Algodoal você precisará pegar um barco que sai do Porto no distrito de Marudá, a 165 Km de Belém. Compre sua passagem para o aeroporto de Belém e confira clicando aqui todas as opções para ir de Belém até Algodoal.


Foram quase 3 horas de viagem saindo de Belém com uma parada pra tomar um café na estrada. A chuva também atrapalhou, normalmente esse trajeto leva 2h30min, mas a estrada é boa e segura.


Como chegar em Algodoal saindo de Marudá
Barco da travessia Marudá-Algodoal

Na chegada à Ilha de Algodoal várias charretes estavam esperando os turistas para levar as bagagens, mas fomos a pé mesmo até a pousada, uns 10 minutos de caminhada.

#diCáh: atenção com a bagagem porque as ruas são de areia. Eu indico levar mochila caso não queira pagar a charrete.



Melhor época para ir à Algodoal


Viajei para Algodoal em fevereiro e não recomendo! Acabei aproveitando uma promoção de passagem para Belém na Blackfriday e ignorei o fato de ser a época de chuvas no Pará!


Como foi minha primeira vez no norte do país, achei que seria igual nordeste sabe? Chuvas passageiras e depois abre o Sol #sqn! Peguei apenas um dia inteiro de Sol e os outros só chuva, tanto é que decidi antecipar a minha volta, porque com chuva os passeios não aconteciam e não tinha muita opção do que fazer.


Conversei com o pessoal da pousada e os rapazes que fazem passeios e todos falaram a mesma coisa: a melhor época para ir à Algodoal no Pará é entre julho e setembro, período do verão e que não chove.


Apesar de o verão da Amazônia ir de junho até dezembro, esse foi o período indicado pelos locais.


algodoal fotos de praias
Praia da Princesa

Pousadas em Algodoal


Escolhi pelo Booking a pousada Babylon Village e adorei. Além dos donos serem super simpáticos e receptivos, a pousada é uma gracinha. A hospitalidade do Marcelo e do Léo foram sem igual.


pousadas em Algodoal
Pousada em Algodoal

pousadas em algodoal

O quarto tem ar condicionado, uma cômoda, frigobar e TV. A única coisa é que o banho é gelado (pelo menos quando fui). Até que me acostumei rápido, porque mesmo com chuva fica um tempo bem abafado.


pousadas em algodoal

pousadas em algodoal

Tem também uma ótima área para tomar café, piscina, espaço para lazer com umas mesinhas de madeira e rede na varanda.


pousadas em algodoal dicas
Área externa muito agradável

No café da manhã (incluso) serviam frutas frescas, bolo, frios, pãozinho, suco natural e tapioca e ovos feitos na hora.

pousada com café da manhã em algodoal pará

dicas de pousadas em algodoal

O restaurante funciona até as 22h e serve porções e refeições, o que acabou sendo muito bom, dado que choveu horrores e ficamos muito tempo na pousada.

o que comer pará algodoal
Porção no restaurante da pousada

comer em algodoal
Refeição na pousada

Agora vou rasgar seda para o Marcelo, dono da pousada, e seu marido, Léo. Desde quando comecei a ter dúvidas sobre Algodoal, antes mesmo de fechar as diárias, o Léo estava super disponível no WhatsApp pra me ajudar. Tirou dúvidas sobre como chegar até a ilha, sobre os passeios, e tudo com muita calma e alegria.

Na pousada fomos recebidos como amigos, muito mais que hóspedes, fizeram questão de nos enturmar, dar dicas, bater papo e até da festa surpresa de aniversário do Marcelo participamos, com direito a depoimento de agradecimento.


Fazia tempo que não me sentia tão em casa mesmo tão longe dela. Por isso, recomendo ficar na Babylon Village, você não vai se arrepender.

#diCáh: um item essencial para levar na mala é o repelente!


O que fazer em Algodoal


DIA 1


Como cheguei de manhã e estava chovendo, só deu para aproveitar o finalzinho da tarde. Fui até a Praia da Caixa D'água ou Tablado, no final da rua da pousada. Quando a maré está baixa ficam bancos de areia, lindo demais.


fotos de praia em algodoal
Praia da Caixa D'água

É um ótimo lugar para ver o pôr-do-Sol, e para quem gosta, curtir um reggae pra na pousada Vida Loka à beira-mar.


o que fazer em algodoal

A pousada Ponta do Boiador também fica nessa praia e é uma boa opção para quem gosta de se hospedar pé na areia.


Dia 2


No segundo dia fui a pé até a Praia da Princesa: o único dia de Sol foi bem aproveitado.


Saindo da pousada, caminhei sentido a praia e segui na rua da pousada Ponta do Boiador até chegar ao local da travessia de barco, onde tinham vários barqueiros aguardando.

o que fazer em algodoal
Travessia na maré cheia

A travessia custa 2 reais e não dura nem 5 minutos. A maré estava baixa no fim a tarde, então não foi preciso pegar o barco de novo.

dicas de algodoal para roteiro
Travessia para Praia da Princesa

Depois disso são mais 1,5 km mais ou menos de caminhada na beira da praia, a paisagem é incrível.


algodoal fotos
Praia da Princesa Algodoal

Quando você encontrar várias barracas tipo quiosques de palafita chegou à Praia da Princesa (esse percurso também é oferecido de charrete).


praia da princesa algodoal roteiro

Essa praia já foi eleita por algumas revistas internacionais como umas das dez praias mais interessantes do mundo e tem mais de 13km de extensão.


Fiquei no quiosque Pôr-do-Sol, que é o mesmo restaurante da pousada Babyllon e da Boiador. Tem wi-fi e aceita cartão.

praia da princesa algodoal
Quiosque Pôr-do-Sol
comida típica pará
Porção de caranguejo

Se continuar caminhando chegará em mais praias desertas, sendo uma delas a Princesinha. Pelo que o guia falou, são mais de 15 praias desertas na sequencia! Um verdadeiro paraíso escondido.

turismo de isolamento brasil

Na melhor época de tempo bom você pode fazer uma trilha até a Lagoa da Princesa no meio das dunas. Infelizmente no período que fui a lagoa não estava cheia, então não compensava a trilha.


Na praia da Princesa também dá pra ver o Bar da Pedra, famoso para curtir um fim de tarde.


Sugestão de roteiro de 4 dias em Algodoal:


Como falei, consegui aproveitar apenas 2 dias, sendo que os demais só choveu. Então deixo aqui uma sugestão de roteiro que montei para mais dias na ilha:


Dia 1 - Praia da Caixa D'água/Tablado + Pôr-do-Sol


praias em algodoal o que fazer

Dia 2 - Praia da Princesa + Trilha para Lagoa da Princesa


Precisa fazer uma trilha considerada um pouco difícil e pelas dunas, por isso é melhor contratar um guia para ir junto. A vegetação em volta da lagoa é de cajueiros e ajurus, as dunas são claras e a água escura, que lembra a cor da Coca-Cola. Todos os blogs que pesquisei recomendam esse passeio!


Dia 3 - Praia Fortalezinha + Observação dos pássaros


A praia da Fortalezinha fica ao outro lado da ilha e é mais tranquila e rústica. A dica é ir equipado com comida e bebida. Você pode deixar agendado com um barqueiro para na volta ver a observações dos pássaros como biguás, garças, guarás retornando para seu “dormitório”.


Dia 4 - Passeio do Furo Velho Outro + praia Princesinha + Bar da Pedra


O passeio do furo velho é uma área de travessia dos barqueiros que une o rio com o mar. É um passeio contemplativo no meio dos manguezais.


algodoal significado
Na ilha as ruas são de areia

#diCáh: nos dias que fiquei em Algodoal conversei muito com o guia Maurício do Camararo (o nome da charrete dele) para reunir dicas para uma próxima vez que eu vá na época certa! Ele é muito gente boa e deixo o celular dele caso queira agendar passeios e charrete: 91 8325-7682.


Noite em Algodoal


A noite em Algodoal é famosa pelas rodas de Carimbó - dança típica do Pará - que normalmente acontecem na praia, mas por causa da pandemia estavam suspensas.


Em um dos dias fui comer uma pizza artesanal na pousada Maresias, próxima da praia. O restaurante também oferece massas e lá experimentei a cachaça de Jambu - o jambu tem propriedades anestésicas e a boca fica dormente, é uma sensação engraçada.


destinos escondidos brasil
Pousada Maresias

Pizza artesanal

Em outro dia, jantei no restaurante beira-mar da pousada Ponta do Boiador, uma opção legal para aproveitar a brisa do mar a noite.


pousada pé na areia algodoal pará
Pousada Ponta do Boiador

Indo pela rua da pousada Babyllon no sentido oposto da praia tem uma praça com barraquinhas que vendem lanches.


Quanto custa viajar para Ilha de Algodoal Pará


Em todos os meus roteiros gosto de deixar quanto custou a viagem para que você tenha uma ideia para se planejar. Eu comprei as passagens na Blackfriday e por isso consegui economizar um pouco.


Valores por pessoa (viagem em fev/2021):

quanto custa viajar para algodoal pará
Cáhlculadora de Viagens

* Apenas a tarifa de embarque, comprei com milhas.

** 6 diárias na pousada Babyloon Village.

*** Principalmente ida e volta de táxi de Belém para Marudá (R$ 140,00), barco da travessia Marudá para Ilha (R$ 12,00 cada trecho, mas não paguei a ida porque fui de carona)

 
algodoal viagem pará
Companheiro de Sol e chuva

Espero que tenha gostado das #diCáhs!


Pelo roteiro e minhas avaliações, essa viagem é indicada para quem quer mesmo se desconectar, buscar sossego e praias mais desertas, mais contato com a natureza.


Como todos os lugares, cuidado apenas com alta temporada se procura tranquilidade. E pelo que vi também, tem um passeio que sai com frequência de Marudá - eles chamam de "picnic" - tipo um bate e volta aos fins de semana e a ilha fica mais cheia.

 

Não vá embora ainda não! Confira outros roteiros de destinos incríveis no blog. Se precisar de mais dicas de viagem me siga no Instagram @contadoradeviagens.


Vai viajar? Reserve sua viagem aqui! Usando os links disponíveis no blog você contribui para que o Contadora de Viagens continue produzindo artigos de qualidade e não paga nada a mais por isso! Planeje agora sua próxima viagem clicando nos links:

1.005 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo