• Cá Souza

ARRAIAL DO CABO: Roteiro de 2 dias no Caribe Brasileiro

Atualizado: 2 de out. de 2020

Minha viagem para Arraial do Cabo foi a primeira em parceria com uma agência de viagens, a @estradaaforaturismo e ele vai ser um pouco diferente da forma que eu costumo escrever por aqui.

Uma outra coisa diferente nessa viagem é que foi a primeira vez que viajei em grupo, foram 40 pessoas em uma viagem de 2 dias e meio para Arraial do Cabo e posso ser honesta? Quebrei vários tabus, foi uma experiência muito diferente!

Pra começar, a questão de não ter que se preocupar em organizar as coisas (já falei que sou a louca do planejamento), tudo já estava prontinho: horários de buscar para passeios, roteiros, hospedagem, transporte, tudo já certo desde que saímos de São Paulo.

Além disso, a questão de conhecer pessoas diferentes, de várias idades, de vários lugares da cidade  (acabei viajando sozinha, minha irmã ia comigo, mas por um imprevisto não rolou). Sabe quando você está aberta e a vida te surpreende? Pois é, essa viagem foi assim pra mim!

dicas de viagem arraial do cabo
Arraial do Cabo foto @estradaaforaturismo

Neste post você vai encontrar:

• Onde fica Arraial do Cabo

• Qual a melhor época para visitar Arraial do Cabo

• Como é viajar com uma agência de turismo para Arraial do Cabo

• O que fazer em Arraial do Cabo e principais atrações turísticas

• Quanto custa viajar para Arraial do Cabo

Sobre Arraial do Cabo - RJ

Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. São 20 minutos de Cabo Frio e uma hora até Búzios. O mar de Arraial é de um azul cristalino e água calminha, que lembra muito o Caribe, não fosse a temperatura bem gelada!

Os passeios de barco são tradicionais para explorar a região, principal para chegar até a Praia do Farol, umas das mais lindas de Arraial.

Qual a melhor época para visitar Arraial do Cabo

Nas minhas viagens eu sempre procuro saber qual a melhor época pra visitar o lugar com o pessoal local (basicamente pergunto quando o clima fica bom, sem muita gente e sem chuva) e dois guias me falaram que julho faz calor em Arrual e não é muito cheio de turistas. Já o cara do passeio de buggy recomendou ir para Arraial do Cabo em março e abril.

Como foi viajar com a @estradaaforaturismo

Como já falei antes, a agência organizou tudo e não tenho do que reclamar. A Thaís e a Lavínia eram as coordenadoras da trip e estão de parabéns pela organização! Foram super pontuais com horários, preocupadas sempre se tudo estava correndo bem, resolviam pequenos imprevistos (nos quartos privativos acabou a água quente e logo que falamos elas já mandaram alguém para arrumar) e além de tudo ainda se divertiam com a  gente, fazendo questão de animar a galera!

O ônibus saiu às 22h da Barra Funda (do lado do metrô), era privativo e tinha água disponível, aqueles travesseiros e cobertores de viagem, além de wifi. Achei a viagem de ida bem tranquila (fizemos duas paradas) e foram 10h30min na estrada.

A volta foi um pouco mais cansativa porque saímos às 13h de Arraial e todo mundo estava pilhado pra pegar o metrô antes da meia noite, mas deu tudo certo no final :)

O que fazer em Arraial do Cabo

Roteiro Dia 1

Chegamos na cidade por volta das 08h00min e as meninas nos levaram aos quartos privativos. A maior parte da galera ficou num hostel (Enseada) na Praia dos Anjos, e quem escolheu quarto privativo ficou no centro (próximo à parada de ônibus da 1001).

Eram mais ou menos uns 10 minutos a pé de um local para o outro e achei a cidade bem tranquila de andar (fiz esse trajeto sozinha duas vezes e foi de boa).

Deu tempo de tomar um banho e se preparar para o passeio do dia: trilha diferenciada para a Praia do Forno. Essa era uma opção para quem queria ter vistas mais bonitas da praia, porque o tradicional é ir de barco ou por uma trilha bem tranquila de 20 minutos.

Não me arrependi de ter escolhido a trilha diferenciada, valeu muito a pena! Cada mirante da praia um mais lindo que o outro!

arraial do cabo fotos
arraial do cabo onde fica

O dia estava nublado, então a água não estava 100% tão linda como é, mas foi um passeio bem legal e mesmo assim as vistas eram de tirar o fôlego!

arraial do cabo trilhas

Foram mais ou menos 2 horas andando com 2 guias e uma das meninas da agência (elas sempre estavam com a gente) e o legal é que eles vão contando curiosidades do local e ajudam mesmo a guiar pela trilha, tem umas horas um pouco mais cansativas e outras mais fáceis.

Mirante Cabloca arraial do cabo
Mirante da Cabocla - Vista Praia do Forno

Ahh eu sou sedentário, vou conseguir fazer essa trilha? Vai sim! Eu também sou sedentária, só é bom levar protetor e muita água, além de ser obrigatório ir de tênis!

Chegamos à Praia do Forno e mesmo sem Sol a cor da água é linda. Como falei antes, cheguei lá com muita fome e já fui procurar um lugar pra comer, então não dei muita sorte com preço tão acessível.

praia do forno arraial do cabo

Fiquei num dos maiores quiosques bem no meio da praia e um pratão de comida com refri custou R$ 50,00. Eu falaria que dá até pra dividir esse prato! A maioria dos outros pratos era na faixa de R$ 80,00 pra mais.

comer em arraial do cabo

Coloquei minha canga  na areia e fiquei só descasando, não tive coragem de entrar no mar (estava bem gelado), mas muita gente entrou e falou que depois acostumava com a temperatura. Voltamos para a cidade pela trilha fácil e infelizmente não teve o Pôr-do-Sol na Praia Grande (bem famoso por lá).

A noite uma parte da galera ficou no hostel e rolaram uns jogos de tabuleiros, de adivinhação, foi legal pro pessoal se enturmar! Ah, e outra coisa super legal da viagem em grupo é que pra economizar a galera comprou coisas pra cozinhar no hostel.

Depois fomos até a praça principal (bem perto do hostel) e lá tinha uma musiquinha ao vivo, algumas barracas de comida, de drinks e de artesanato. Foi uma noite bem gostosa, acho que todo mundo de Arraial vai pra essa praça!

Roteiro Dia 2

Começamos o dia com o café da manhã (07h30min) que as meninas da agência organizaram para quem estava no centro (a dona da suíte não oferece café, mas estava incluso no pacote) e às 08h30min encontramos todo mundo para o passeio de barco.

Nesse passeio pagamos a taxa ambiental de R$ 5,00. O passeio sai da Marinha, estava bem cheia por causa do feriado, mas o nosso barco saiu bem rápido, então mais um ponto aqui para a ótima organização.

passeio de barco em arraial do cabo
Foto @estradaaforaturismo

O passeio de lancha durou umas 03h30min e foi muito bom!  São Pedro deu uma força no tempo (fez muito Sol, contrariando a previsão) e conhecemos lugares lindos! No barco tem um bar que vende refrigerante, cerveja, caipirinha e lanches.

A primeira parada foi na Praia do Farol: essa praia foi considera a 2ª mais bonita do Brasil pelo Prêmio Travellers Choice do TripAdvisor! Ela fica numa área de preservação ambiental e por isso só é permitido ficar apenas 40 minutos, só barcos credenciados pela marinha podem ir até ela e possui um número máximo de 250 pessoas por vez.

Praia do Farol arraial do cabo
Praia do Farol Caribe Brasileiro

A praia é linda, foi a que mais gostei! Como estava bem calor, consegui entrar no mar, até que não achei a água tão gelada assim! E gente, olha a cor desse mar (sem filtro)! Não é a toa que eles chamam Arraial de Caribe Brasileiro.

arraial do cabo fotos
arraial do cabo pacote viagem

Voltamos pra lancha e durante o caminho para a próxima praia vimos alguns pontos turísticos:

#1 Fenda de Nossa Senhora: é uma abertura de 5 metros de largura e 40 metros de altura e possui esse nome porque em 1721 um pescador encontrou uma imagem da Santa no local. Diz a lenda que o casal que se beija em frente a ela fica junto pra sempre.

passeios em arraial do cabo
Fenda de Nossa Senhora

#2 Pedra do Gorila: uma pedra que vista de lado lembra (muito) um gorila!

#3 Gruta azul: é uma gruta com abertura de 3 metros e um salão de 15 metros de altura, mas não se pode mais entrar nela! Quando os raios de Sol batem na água a cor do mar se transforma!

passeio de barco arraial do cabo
Gruta Azul

#4 Buraco do Meteoro: dizem que um meteorito caiu na rocha e fez esse buraco

Por fim, o barco nos deixou nas Prainhas do Pontal do Atalaia, onde tem aquela escada famosa que todo mundo tira foto! Algumas pessoas preferiram ficar no barco e mergulharam no mar (tinham espaguetes disponíveis), porque a praia estava bem cheia devido ao feriado, mas eu fui conferir o mar de pertinho, que é de um azul tão lindo quanto a do Farol!

pontal do atalaia arraial do cabo

A #diCah desse passeio é  ter uma capinha pra proteger o celular, porque os barcos não podem se aproximar muito da praia. Por isso a gente vai até a praia em botes (com colete) e molha bastante! O legal é que deixávamos as bolsas e mochilas no barco e dava pra aproveitar a praia sem se preocupar com os pertences.

O passeio acabou por volta das 13h e tínhamos livre até às 15h pra almoçar e estar no hostel (ponto de encontro) para o passeio de buggy. Decidimos comer num restaurante self service logo na saída da marinha, em frente à Igreja, chamado Casa da Piedra. O preço era bom e a comida também (tinha wi-fi).

Às 15h voltamos para o hostel de onde saiu o passeio de buggy. A empresa é a @arraialsunset de uns argentinos, gostamos muito do nosso motorista, ele dava várias de fotos e contava curiosidades dos lugares! Saímos em 9 buggys e dois deles deram problemas, mas os argentinos deram um jeitinho e resolveram.

Os pontos turísticos que conhecemos foram:

passeio de buggy arraial do cabo

#1 Praia Grande: tem 40 km de faixa de areia branquinha e fina! O mar é bem gelado, típico da região. É uma praia mais urbana, com quiosques e tem um Pôr-do-Sol lindo, muito recomendando pelos guias da cidade.

Praia Grande Arraial do Cabo

#2 Paredão: parada para contemplar um enorme paredão de pedras e vegetação e pausa para reverenciar mais um encanto da natureza.

arrraial do cabo passeios

#3 Praia do Pontal: essa praia tem 700 metros de extensão e fica a 4km do centro. Por ser mais afastada é ótima para quem quer mais sossego.

arraial do cabo roteiro de 2 dias
arraial do cabo praias

#4 Lagoa: essa lagoa fica depois da Praia do Pontal e é famosa pela prática de Kite Surf.

o que fazer em arraial do cabo
roteiro passeio arraial do cabo

#5 Mirante da Boa vista: pra fechar o passeio, fomos ao mirante ver um Pôr-do-Sol espetacular!

onde ver por do sol em arraial do cabo

pôr-do-sol arraial do cabo

O passeio durou 2 horas e achei que valeu muito a pena, é legal conhecer um pouco mais da cidade pra quem tem pouco tempo como a gente tinha e ainda curtir um Pôr-do-Sol lindo!

Não posso deixar de falar que a agência @estradaaforaturismo é tão bacana que eles organizaram um passeio "extra" para os mais ousados! Era uma trilha que chegava ao Lago do Amor (o nome é porque as pessoas iam lá fazer você sabe o que rss).

Então quem teve coragem fez o passeio de buggy no domingo de manhã e na tarde do sábado fez essa trilha! Eu particularmente fiquei com medo e não fui, as meninas da agência disseram que era bom ter preparo físico e que ela é um pouco perigosa (e de fato é mesmo)!

O youtuber @ianbraga estava com a gente na viagem e ele disse que foi difícil! Em algumas partes você tem que passar com um pé de cada vez e ao seu lado tem nada menos do que um precipício! Claro que a trilha foi feita com um guia credenciado e deu tudo certo, a galera que fez amou! Pra fechar eles também viram um Pôr-do-Sol lindo ao lado do lago.

Se quiser conferir como foi a trilha, entra lá no canal do Ian clicando aqui e confira o vídeo com todas as dicas de como foi o segundo dia em Arraial com a @estradaaforaturismo.

O dia acabou com um churrasco no hostel com música ao vivo e depois a galera foi pra praia fazer um luau! Foi bem divertido e tudo muito bem organizado pela Lavínia e pela Thaís!

Manhã em Arraial do Cabo

Nosso ônibus ia sair às 13h, então eu decidi curtir um pouco da praia da cidade que era próxima, a Praia dos Anjos. A praia não é tão bonita como as que conheci no dia anterior, mas tem sua graça!

praia em arraial do cabo
Praia dos Anjos

Eu estava lá curtindo um Solzinho quando o pessoal resolveu ir de barco táxi de novo para a Praia do Pontal do Atalaia! Confesso que fiquei com medo de não dar tempo, mas fui mesmo assim, era a chance de tirar a foto na escada e curtir mais a praia!

roteiro região dos lagos
praia pontal do atalaia arraial do cabo
Famosa Escada Pontal do Atalaia

Os caras foram bem pontuais, marcamos de nos buscarem às 11h30min e 11h25min eles estavam lá! Ponto pros cariocas! Ida e volta saiu por R$ 25,00 mais uma taxa ambiental de R$ 2,00.

viagem para arraial do cabo
o que fazer em arraial do cabo

Na volta corri pra arrumar minhas coisas e tomar um banho pra voltar pra SP! Não posso reclamar, aproveitei cada segundo dessa viagem!

Mais dicas de viagem para Arraial do Cabo

Se precisar de mais dicas, confira as recomendações do Tripadvisor.

Caso precise de informações mais específicas, consulte o site da prefeitura clicando aqui.

Eu adoro pesquisar os relatos de viagem nos blogs. Veja outras dicas para você planejar sua viagem à Arraial do Cabo:

Quando custa viajar para Arraial do Cabo

Normalmente eu deixo essa parte para o final do post, mas acho que vale a pena já relacionar agora porque eu achei que o pacote da @estradaaforaturismo estava muito atrativo.

Confira todos os gastos na minha fiel escudeira Cahlculadora de viagens - por pessoa. Levando em consideração que a viagem foi em um feriado (finados).

quanto custa viajar para arraial do cabo
Cahlculadora de Viagens

*Os meus gastos a mais foram algumas comprinhas que fiz no mercado  pra levar nos passeios e bebidas pro churrasco (R$ 30,00); dois almoços (R$ 83,00), sendo que o mais caro foi na Praia do Forno (R$ 50,00); R$ 5,00 de taxa ambiental no dia do passeio de barco; e R$ 30,00 para comer nas paradas do ônibus; barco táxi que fiz no domingo (dia livre) que saiu por R$ 27,00 ida e volta.

Essa foi minha experiência de viajar em grupo com uma agência de turismo! Recomendo! Espero que tenham gostado do roteiro e das dicas e quem curtiu siga as meninas do @estradaaforaturismo no Instagram e fiquem ligados nas viagens que elas organizam!

Gostou da #diCahs? Então me siga no @contadoradeviagens para acompanhar as dicas em tempo real :)

#contadoradeviagens #errejota #arraialdocabo #caribebrasileiro #oquefazeremarraialdocabo #praiadofarol #pontaldoatalaia #riodejaneiro #regiãodoslagos #praiasbrasileiras #roteirosdeviagem #dicasdeviagem #planejamentodeviagem #comoplanejarminhaviagem

Vai viajar? Reserve sua viagem aqui! Usando os links disponíveis no blog você contribui para que o Contadora de Viagens continue produzindo artigos de qualidade e não paga nada a mais por isso! Planeje agora sua próxima viagem clicando nos links: