• Cá Souza

SANTORINI: Roteiro de 5 dias na Ilha Grega

Atualizado: 17 de abr. de 2021

Como alguns dos seguidores do instagram acompanharam, passei 16 dias na Europa em maio de 2017 com meu namorado (e agora marido, rolou um pedido lindo) e vou contar pra você dicas e roteiros de onde esse pedido aconteceu: Santorini!


Para contar um pouco da história desse lugar maravilhoso, Santorini é uma ilha localizada na Grécia ao sul do mar Egeu, e resulta de uma grande erupção vulcânica, a qual originou a caldeira geológica que é esse mar de um azul incrível que cerca a ilha. A capital é Fira, que é onde preferi me hospedar.

o que fazer em santorini

Confira no vídeo um giro por Santorini pra atiçar a curiosidade sobre a linda ilha!


 

Nesse post você vai encontrar


  • Como chegar em Santorini

  • Onde se hospedar em Santorini

  • O que fazer em Santorini - roteiro

  • Noite em Santorini

  • Quanto custa viajar para Santorini

 

Como chegar em Santorini

Nós viemos de Londres, então a opção era ir de avião. Pegamos um voo do Aeroporto Heathrow até Atenas pela companhia Aegean (3h45min de voo) e outro de Atenas para Santorini pela Olympic Air (45 min de voo).


O aeroporto de Santorini é bem pequeno, e na volta foi um pouco caótico porque não cabiam todas as pessoas dentro do aeroporto acredita? Eles organizaram filas por voo do lado de fora, e iam liberando aos poucos para o pessoal fazer o check in e despachar bagagem.


Achei bem desorganizado, porque tinham voos a cada 20 minutos e a área de embarque era bem pequena e apertada. O nosso portão também mudou de última hora, mas como era um do lado do outro não houve problemas. 


A reclamação que quero deixar registrada é que a companhia área Volotea conseguiu atrasar em 40 minutos um voo que durou meia hora (Santorini - Atenas) e quase perdi o outro de Atenas-Paris (comprei ida e volta de São Paulo - Paris, e saiu mais barato do que voltando de Atenas).


Enfim, a lição que aprendi é que sempre que for fazer uma conexão que não seja com a mesma empresa, o ideal é deixar no mínimo um intervalo de duas horas e meia,  no caso de ter algum imprevisto como esse.

santorini grecia

Você também pode chegar à ilha vindo de Atenas por Ferry: uma das empresas famosas que operam esse trajeto é a Blue Star Ferries (Piareus Port). É uma viagem de aproximadamente oito horas, mas que pode cair pela metade se você escolher a opção "High Speed" (e consequentemente pagar mais caro).


O bilhete pode ser comprado online no site aqui. Se for ficar em Fira, do porto existem algumas opções para subir até a capital: cable car (tipo um teleférico, custa 5 euros), táxi e pelos tradicionais burrinhos que passeiam pela ilha.


Onde se hospedar em Santorini


Durante a pesquisa sobre o melhor local para se hospedar (sempre olhando para o custo x benefício) fiquei obcecada por um hotel que tivesse a vista da famosa caldeira (a princípio também queria um lugar com a piscina de borda infinita, mas estava acima do orçamento rs).


Fira é um dos lugares mais baratos para ficar, é a capital de Santorini. Próximo a ela, também tem Imerovigli, um bairro bem com muitas opções de hospedagem. Muitas pessoas também recomendam Oia (Ia), que ficar ao norte da ilha e é onde se localizam as famosas igrejinhas de teto azul (eles chamam de Blue Dome), mas também é um lugar mais mais caro.


Acabei optando pelo Kafieris Apartments, reservei pelo Booking e foi uma ótima escolha. O quarto era bem confortável, na verdade cabiam até 3 pessoas, tinha uma varanda com mesinha para o café da manhã (incluso), banheiro e uma mini cozinha bem equipada.

onde se hospedar santorini

Nós chegamos bem cedo em Santorini (seis da manhã) e pegamos um táxi que custou 25 euros (achei caro, mas como chegamos muito cedo não cogitei ir de ônibus) e uns 15 minutos até o hotel.


A moça da recepção do hotel era simpática, eu havia avisado que ia chegar mais cedo e, assim que o quarto foi liberado, ela foi bem prestativa em limpar para nos deixar entrar, porque viu que estávamos bem cansados.


O wi-fi pegava melhor na recepção e na salinha do hall dos quartos. A vista do terraço era linda, com direito a uma jacuzzi. No café da manhã tinha café, suco, pão com queijo, 2 tipos de pães, iogurte grego, ovo cozido (por que né? rsrs) e bolo.


santorini onde fica
santorini grecia

O local fica há 10 minutos do centro de Fira, onde tem os restaurantes, lojas diversas para os turistas gastarem seus euros e o melhor lugar para ver o Pôr-do-Sol da região (eles chamam de Sunset View e você encontra no Google Maps como chegar).


O que fazer em Santorini


Roteiro dia 1


No primeiro dia estávamos bem cansados da viagem porque não dormimos, então descansamos de manhã e fomos aproveitar a tarde em Fira. Andamos a pé até o centro e almoçamos num lugar bem legal, o Ellinikon. Aproveitamos para pedir um prato que viesse arroz, porque estávamos com saudade dele rs. O pedido foi carne de cordeiro e filé de frango. A conta deu 30,50 euros para os dois.


o que comer em santorini

O passeio da tarde foi conhecer o centrinho de Fira, as diversas lojas e terminar o dia com o Pôr-do-Sol. É muito legal ir andando pelas ruazinhas estreitas, quando você vê parece que que já atravessou a ilha, mas é tudo bem pertinho.


O que achei muito bom dessa época do ano é que o sol se põe por volta das 20h30, então você consegue aproveitar muito o dia.

santorini destinos
quantos dias ficar em santorini
onde ver pôr-do-sol santorini
Pôr-do-Sol Fira

Roteiro dia 2


Com certeza o melhor dia da viagem, pois foi nesse dia que rolou o pedido de casamento! Começamos o dia com a ida até a pedra Skaros: do hotel até lá foram 25 minutos caminhando.


Tem uma trilha para chegar até a pedra e depois uma inclinação com uma escalada rápida para chegar ao topo (parecia perigoso, mas deu certo). Ainda bem que eu subi, porque a recompensa foi o pedido :)


roteiro viagem santorini
Pedra Skaros

vista panoramica mar egeu
Mar Grego
ideias pedido casamento em santorini
Eu disse sim #noiva
santorini grecia

Continuando a caminhada nessa ilha linda, decidimos fazer também o Hiking de Fira até Oia, que são basicamente 2 horas andando: uma parte na cidade e a maior parte é trilha de terra mesmo, mas bem sinalizado (fui acompanhando pelo Maps).

o que fazer em santorini
Oia santorini como ir
Caminhada para Oia

Recomendo pra quem tiver disposição, porque debaixo de um Sol escaldante não é fácil. A vista durante a trilha é de tirar o fôlego, mas recomendo passar bastante protetor, levar um boné/chapéu, roupa leve e tênis (eu estava de rasteirinha, erro!).


Chegamos na linda Oia por volta das 17h. Almoçamos no primeiro restaurante que encontramos porque a fome era grande depois de quase 11 km de caminhada.

santorini dicas
santorini viagem

Depois caminhamos pelas ruazinhas de Oia e decidimos ficar nas ruínas do castelinho (lugar mais concorrido) para esperar o Pôr-do-Sol. Como chegamos cedo, conseguimos um lugar na pequena muralha, mas já havia muita gente com seus tripés e câmeras a postos para gravar esse espetáculo da natureza. Foi bem lindo mesmo, um dos mais incríveis que já vi!

viagem grécia santorini preço

pôr-do-sol oia santorini
Pôr-do-Sol Oia

Na volta para Fira, pegamos um ônibus (cerca de 25 minutos) que custou 1,90 euros. A parada do ônibus fica localizada saindo pela lateral da igreja principal do centro (bem perto do castelinho). 

santorini dicas viagem

Roteiro dia 3


O terceiro dia foi dedicado a conhecer o sul da ilha, região das praias. Alugamos uma moto (tipo scooter) por 20 euros o dia (colocamos 5 euros de gasolina, mas nem precisava) e optamos por devolver no dia seguinte até às 10h.


Achei um bom esquema, porque você fica mais independente em se locomover pela ilha, além de ser um passeio muito gostoso e uma paisagem linda no caminho.


Em Fira existem muitas lojas de aluguel de moto e carro, então não se preocupe que é bem fácil, precisa apenas deixar a carteira de motorista com eles.


A primeira parada foi em Kamari Beach e chegando à praia você já se impressiona com o contraste do mar azul e a areia preta (devido à formação vulcânica da ilha). Não se engane, a água é muito gelada! A praia tem vários restaurantes com espreguiçadeiras bem confortáveis que dá pra passar o dia todo tranquilamente.


praia santorini
Kamari Beach
mar santorini
A areia de Santorini é escura
fotos santorini

A segunda parada foi em Perissa (8 minutos de Kamari) e só passamos mesmo pra tirar umas fotos, pois a estrutura é a mesma de Kamari.


praia em santorini
Perissa Beach
praias de santorini

Seguindo na mesma rua da praia de Perissa chegamos em Perívolos, que é onde eu tinha pesquisado que era legal ficar.

mar de santorini
Perívolos

santorini viagem

Havia escolhido o JoJo, um beach club com piscina e DJ, porém acabei ficando em um dos primeiros restaurantes, que também possuía espreguiçadeiras e até wifi na beira-mar. A comida era muito boa também e o preço ok.

comer em santorini

Ao final da tarde fomos até a Red Beach, famosa praia pelo enorme paredão de areia vermelha. Para chegar lá tem que fazer uma pequena trilha a pé, mas que é bem tranquila.


A faixa de areia é curta e tem um pequeno bar ao final da praia. Sentamos um pouquinho lá para apreciar a vista.

read beach em santorini
Red beach

praia vermelha em santorini

A última parada foi fechar o dia com mais um Pôr-do-Sol, dessa vez no Farol, na verdade, na pedra que fica em frente a ele, porque o acesso estava fechado (não sei se existe alguma época em que abre para visitação).

farol em santorini
pôr-do-sol em santorini

Recomendo muito esse lugar, pois aparentemente os turistas não vão muito até lá, talvez porque fica mais distante, então foi praticamente um lindo pôr-do-Sol só pra gente! Amei muito.

pôr-do-sol santorini

Roteiro dia 4

Como era o último dia do mochilão, não vou mentir que bateu um mega cansaço! Então aproveitamos um pouco pra tomar um sol no terraço do hotel e a tarde passeamos novamente pelo centro de Fira.

centro de fira santorini
fira santorini
onde comer em santorini
santorini fotos

O dia acabou com o pôr-do-Sol visto do terraço do hotel, que não deixou a desejar!

santorini dicas

O que fazer em Santorini: dica extra

Um passeio famoso que não fiz foi o da visita ao vulcão de Santorini e Hot Springs. Normalmente é vendido como pacote, mas li tantos comentários de que é muito cansativo e não valia tanto a pena, além do fato de que o mergulho nas águas quentes mancha o biquíni (cuidado!). 


Para ver mais opções de passeios em Santorini, clique aqui.

Noite em Santorini

Eu havia listado alguns restaurantes bons para ver o Pôr-do-Sol e jantar, mas acabei não visitando: Taverna Canava,  1800, PK Coktail Bar, V-Lounge, 218. A cidade a noite é linda, toda iluminada. Em Fira, fomos ao Saloon, um bar na praça principal. Pedimos uma porção de aperitivos variados e aproveitamos o happy hour de comprar um drink e ganhar dois, tudo por 15 euros.

noite em santorini

Nos outros dias, como acabávamos almoçando tarde, a gente nem jantava, só petiscando besteirinhas que compramos no mercado e deixávamos no quarto. 


Eu não sou uma turista muito ligada na gastronomia (principalmente porque sou chata pra comer rs), mas faço meu melhor pra deixar aqui as dicas de quem recomenda bons restaurantes.

o que fazer em santorini a noite

Criei uma paixão por Santorini, nunca vi uma paisagem como a dessa ilha e espero um dia poder voltar!


Quanto custa viajar para Santorini

Uma das partes mais difíceis de qualquer viagem é saber quanto vai gastar.


Por ter escolhido um hotel privativo com banheiro e com vista para a caldeira, a hospedagem ficou mais cara, mas também é super possível economizar em Santorini ficando em hostel e se hospedando em regiões mais baratas, como Imerovigli.


Confira todos os gastos na minha fiel escudeira Cahlculadora de viagens (valores por pessoa):


quanto custa viajar santorini preços
Cahlculadora de Viagens
 

Gostou das dicas de viagem de Santorini? Confira também outros roteiros de destinos da Europa no blog. Se quiser mais dicas de viagem me siga no instagram @contadoradeviagens. Tem vários destaques nos stories com #diCahs das viagens que faço.

#contadoradeviagens #dicasdeviagens #roteirosdeviagem #santorini #europa #eurotrip #viajemais #mochilãopelaeuropa #grecia #amoviajar

 

Vai viajar? Reserve sua viagem aqui! Usando os links disponíveis no blog você contribui para que o Contadora de Viagens continue produzindo artigos de qualidade e não paga nada a mais por isso! Planeje agora sua próxima viagem clicando nos links:

201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo